CONTEXTO
Acreditamos que estamos vivendo uma mudança radical na forma como os indivíduos, instituições e organizações tomam suas decisões. Há muito pouco tempo, o método de tomada de decisões dominante ao redor do planeta era obviamente hierárquico e na maioria das vezes sem levar em consideração as pessoas impactadas por aquela decisão que estavam abaixo na pirâmide decisória.
Por todos os lados, fala-se em propósito, em horizontalização das relações, em empresas humanizadas e nas novas relações do mundo pessoal e corporativo. Missão, valores e crenças de uma empresa são norteadores que todos os colaboradores devem conhecer profundamente pata possibilitar o engajamento. A pandemia que vivemos somente agilizou este processo que já estava pulsante. As mudanças da sociedade em todo o mundo são evidentes.
O papel dos líderes, ou daqueles que lidam com processos de tomadas de decisões, mudou consideravelmente. Não podemos hoje, somente contar com o poder de comando e controle sobre suas equipes. As pirâmides decisórias se tornaram redes de negociações. Existe uma necessidade legítima de todos, na participação na tomada das decisões. E onde existem relações humanas, o conflito se apresenta. E saber gerir estes conflitos, com certeza será o diferencial para qualquer gestor.
Podemos constatar que as melhores decisões provêm da exploração de diferentes cenários e pela busca de soluções criativas, dentro de uma cultura de colaboração, de fluxo de informações com transparência e comprometimento. É a confirmação de que o interesse comum deve se sobressair aos interesses individuais, em um processo inclusivo, acolhedor e mais humano.
Desenvolver Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, com a aplicação de metodologia e ferramentas que ajudem o ser humano a “ser humano” é a chave para entender:
- Que olhar para si e para o outro é ampliar a consciência e permite ao gestor agir com assertividade, respeito por decisões maduras.
- Os reais e legítimos interesses e as necessidades contidas no conflito.
- As emoções, crenças e valores que cada um traz em sua mochila para o ambiente de trabalho.
A partir deste entendimento, o gestor pode ter uma visão mais ampla da situação, atuar com base em fatos, entender os pontos de vista de todos e praticar a empatia como forma de conduzir e viabilizar as melhores soluções.
A proposta da Gestão de Conflitos Humanizada, começa a partir do autoconhecimento, do entendimento do Outro, de olhar o todo, de ouvir com atenção, manter a presença, o olho no olho e ser participante ativo do processo de tomada de decisão na solução dos conflitos.
A Gestão de Conflitos Humanizada apoia líderes e empresas a se prepararem para os novos tempos, ampliar as habilidades interpessoais, aliando a agilidade, transparência e diálogos transformadores.
- Sensibilizar a liderança para um estilo de gestão de conflitos mais humanizada, considerando pontos de vistas diferentes, sentimentos e necessidades no processo decisório.
- Estimular nos participantes o mindset de crescimento, que permite as pessoas e as empresas darem valor ao que fazem, ao processo, enfrentando os desafios, mapeando novos rumos, pensando em possibilidades e alternativas significativas.
- Aprofundar conhecimentos sobre os conflitos e os papéis que o líder desempenha na sua atuação junto à equipe e
- Aprofundar o autoconhecimento com base no conceito da assertividade.
- Integrar teoria e prática a metodologiado Processo U para prevenção, gestão e solução de conflitos de forma humanizada, a partir de estratégias que visam o acordo e a construção de relacionamentos de benefícios mútuos.
O curso Gestão de Conflitos Humanizada pretende entregar para gestores e líderes, uma visão contemporânea da gestão de conflitos com viés humanizado, ou seja, lideranças abertas a olhar os conflitos como uma oportunidade de crescimento, a partir de:
- Autoconhecimento,
- Visão Sistêmica,
- Comunicação,
- Escuta e Empatia,
- Consciência do Eu e do Outro e,
- Metodologia específica do Processo U.
- Entendimento de Empresas Humanizadas e mindset de crescimento.
- Visão Sistêmica dos Conflitos – Como mapear o foco e as diversas facetas dos conflitos.
- O Conflito e o papel do líder.
- A assertividade como um caminho para o auto
- O Processo U para solução de Conflitos.
Noções de Negociação, Escuta, Presença e Empatia
Gestores e Líderes de Empresas ou Organizações que buscam um caminho de crescimento e uma forma humanizada de atuar nos conflitos.
Atuamos a partir da andragogia, onde os participantes são os atores da transformação e os facilitadores apoiam com exposições teóricas, interação com os alunos, exercícios individuais ou em grupo, possibilitando pontes de aprendizagem e mudanças no estilo de gestão dos conflitos.