Em um salão pleno lotado no TJES, foi realizado o Seminário Jurídico “Cooperação no Sistema Multiportas: Diálogos”, evento voltado para advogados, magistrados, mediadores, servidores e estudantes de direito. O seminário foi organizado pela Escola Superior de Advocacia (ESA) conjuntamente com a Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/ES, em parceria com a Escola dos Magistrados do Espírito Santo (ESMAGES) e a Câmara de Arbitragem Cindes/Findes.
Na abertura do evento, após as saudações de boas-vindas e falas dos componentes da mesa, em nome da OAB/ES, a Vice-Presidente da Ordem, Anabela Galvão, presenteou a desembargadora Janete Vargas Simões com uma orquídea, prestando-lhe uma homenagem, em virtude de seu belíssimo trabalho à frente do NUPEMEC e da ESMAGES, no desenvolvimento dos métodos adequados de tratamentos de conflitos, bem como pela abertura das portas do TJES para o fortalecimento do diálogo entre as instituições e entre a magistratura e a advocacia.
Além da Drª Anabela Galvão e da Desª Janete Vargas Simões, compuseram a mesa de honra de abertura do evento, o Dr. Alberto Nemer, Coordenador das Comissões da OAB/ES; Dr. Vinícius Sant’Anna, Diretor da ESA/ES; o subprocurador geral de Justiça do MPES Dr. Alexandre José Guimarães; o presidente da AMAGES Dr. Daniel Peçanha; a secretária da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Cindes/Findes Drª Rachel Piacenza; e a Drª Marianne Júdice, representante da ESMAGES.
Os advogados foram protagonistas no evento, que contou com a participação do presidente da Comissão Especial de Mediação e Arbitragem, Sandro Câmara, e dos membros da Comissão Especial de Mediação e Arbitragem Nacibe Cade, Paula Schmildt, Luiz Carlos Ridolphi. Também participou o Conselheiro Federal Luiz Cláudio Allemand. Além desses componentes do quadro representativo da OAB/ES, participaram do evento os advogados Rodrigo Reis Mazzei e Ricardo Goretti, do Espírito Santo e Luiz Eduardo Mourão e Ana Luiza Isoldi, de São Paulo.
Em sua manifestação no evento, o Presidente da Comissão Especial de Mediação e Arbitragem expôs que “a solução de conflitos não significa limitar o trabalho do advogado, pelo contrário, é necessário que o advogado tome isso como uma possibilidade, como a oportunidade de se capacitar, de ampliar seus conhecimentos e seus horizontes. Hoje, o advogado deixa de ser operador de direito, detentor de técnicas e passa a ser, sobretudo, um gestor de conflitos”.
O evento foi dividido em quatro painéis, que trataram de temas como “O Sistema Multiportas”, “O acesso à Justiça e o CPC/15”, “Os Métodos Consensuais de Solução de Conflitos: mediação, conciliação e arbitragem” e “A Atuação dos Atores Processuais nos Meios Adequados de Solução de Conflitos”, promovendo o debate entre os operadores de direito, onde se observou também um belo diálogo entre a advocacia, representada pelos advogados acima indicados e os magistrados Des. Janete Vargas Simões (TJES) e Des. Cesar Cury (TJRJ) e os juízes capixabas Anselmo Laghi Laranja, Thiago Albani Oliveira, Maria Izabel Pereira de Azevedo Altoé, Trícia Navarro Xavier Cabral e Gustavo Zago Rabelo.
Segundo o coordenador do evento e membro da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/ES Caio Dal’Col, “o seminário foi um sucesso, com conteúdo enriquecedor, que trouxe bastantes novidades para a comunidade jurídica capixaba e ajudou a estreitar os laços entre os atores em busca do desenvolvimento do sistema multiportas e tratamentos adequados dos conflitos”.
O Coordenador prosseguiu afirmando que este é o primeiro de muitos eventos e projetos que a Ordem dos Advogados pretende desenvolver conjuntamente com a magistratura e outros atores do sistema jurídico. Foi ainda lembrado pelo debatedor e organizador Anselmo Laranja o que foi idealizado pelo Coordenador do evento que é o interesse em desenvolver um livro com os temas abordados no seminário. Em um salão pleno lotado no TJES, ocorreu o Seminário Jurídico “Cooperação no Sistema Multiportas: Diálogos”, evento voltado para advogados, magistrados, mediadores, servidores e estudantes de direito. O seminário foi organizado pela Escola Superior de Advocacia (ESA) conjuntamente com a Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/ES, em parceria com a Escola dos Magistrados do Espírito Santo (ESMAGES) e a Câmara de Arbitragem Cindes/Findes.