Algi MediaçãoAlgi Mediação
  • Home
  • ATUAÇÃO
  • CURSOS E TREINAMENTOS
  • CONHECIMENTOS
  • SOBRE A ALGI
  • Contato
X Curso Latino-Americano de Capacitação em Mediaçãoalgi1 de setembro de 201921 de março de 2022
X Curso Latino-Americano de Capacitação em Mediação

Com Ana Luiza Isoldi, Verónica Lorena Bianchi, Cynthia Borgnia e Patricia Benedit.

ENCERRADO

OBJETIVO GERAL

Nosso objetivo é transmitir aos participantes conhecimentos teóricos e práticos em mediação e oferecer uma Formação de Mediadores a partir de uma perspectiva integradora de habilidades, teorias e paradigmas.

PÚBLICO ALVO

O curso destina-se a todas as áreas de conhecimento, especialmente a estudantes e graduados em Direito, Psicologia, Administração, Ciências Contábeis, Economia, e profissionais que lidam, direta ou indiretamente, com relações humanas.

PROGRAMA
    1. Introdução
    2. Legislação e Contextualização da mediação no Brasil
    3. Treinamento
    4. Avaliação/ Apresentação Oral Individual de Trabalho Final
    5. Acompanhamento

1.Introdução

Métodos alternativos de resolução de conflitos, Métodos adversariais e não adversariais, Distinção,
Características, Efeitos; Negociação, Conciliação, Arbitragem e Mediação; Conceito de Mediação;
Características e aspectos de destaque da mesma; Delineamento do procedimento de Mediação; Princípios fundamentais do procedimento de Mediação; Vantagens e desvantagens do sistema.

Eixos do processo de Mediação:
Conflito: Conceito. Classificação. Distintas abordagens.
Comunicação: Conceito. Características da comunicação humana. Os axiomas da teoria da comunicação. O que nos torna bons comunicadores.
Negociação: Conceito. Classes. Pressupostos. Novos paradigmas.

Etapas do processo de Mediação. Ferramentas do Mediador:
Diferentes etapas do processo de mediação. Funções e características; Ferramentas e habilidades do mediador:
Procedimentais, Conceituais, Comunicacionais, Atitudinais e Contextuais.

O Mediador: papel e função.
Diferentes estilos de mediador. Atitudes e qualidades de um Mediador funcional. O mediador genuíno;
Competência profissional. Responsabilidade no exercício da função;

Neutralidade, imparcialidade e multiparcialidade;
A confidencialidade;
Co-mediação. Benefícios de uma equipe interdisciplinar;
Âmbitos de Mediação: pré-judicial, judicial, extrajudicial, escolar, comunitária, empresarial, familiar e penal.

Preparação da Mediação: O espaço. A convocação.
Espaço físico e espaço simbólico para o desenvolvimento da mediação;
A sala de mediação.
Localização dos participantes;
Diferentes classes de convocação.
Requisitos comuns a todas elas.

Características do Procedimento de Mediação:
Apresentação. Discurso inicial. Explicação do procedimento e dos princípios que a regem;
Relato das partes.Parafraseamento. Geração de confiança;
Detecção de interesses e necessidades. Circularização;
Geração de opções. Alternativas. MAAN e PAAN. Pautas de interação;
Ferramentas e técnicas fundamentais para trabalhar em Mediação: legitimação, reenquadre, reformulação, conotação positiva, normalização e empoderamento;
Linguagem interrogativa: perguntas de distintas classes. Efeitos e oportunidade;
Como operam as diferentes ferramentas na prática da Mediação;
A agenda do Mediador;
O acordo;
Conclusão da Mediação.

Distintas abordagens da Mediação:
Escolas e enfoques para operar na Mediação;
Pressupostos e objetivos da Mediação;
Impedimentos para a mediabilidade dos conflitos. Causas formais e de fundo. Detecção de sinais.

2. Legislação e Contextualização da mediação no Brasil

Marco legal da mediação no Brasil, questões polêmicas e interpretação. Histórico dos projetos de lei que culminaram com a Resolução CNJ 125/2010, com a Lei de Mediação e o Código de Processo Civil. Panorama da Mediação no Brasil.

3. Treinamento

Abordagem de situações práticas sobre a teoria introdutória (exercícios, role playing, projeção de filmes, entre outras). Ênfase na aplicação das técnicas, ferramentas e habilidades adquiridas, analisando e refletindo sobre os efeitos das mesmas. Casos simulados ou reais, extraídos do Centro de Mediação, sempre protegendo a confidencialidade. Participação dos alunos em diferentes papéis dentro de uma mediação (mediadores, partes, advogados, assistentes ou observadores), com o objetivo de aportar diferentes visões baseadas no vivencial ao treinamento específico do papel do Mediador. Integração das teorias acerca da Mediação na construção do saber holístico, tendo em conta os contextos e idiossincrasias particulares.
Teoria Insumo/Produto. “O Ser Mediador”. Diferentes estilos do mediador. Integração dos Papéis e das Pessoas. Emoções e seu processamento positivo em mediação. Objetivos da mediação: acordar e transformar.


4. Avaliação/ Apresentação Oral Individual de Trabalho Final

Os alunos serão avaliados ao longo da capacitação de forma permanente a fim de monitorar a aquisição de conteúdos teóricos e sua transferência à problemática da matéria. Como trabalho final, a partir de um caso previamente enviado, cada aluno passará por uma entrevista individual com uma das docentes, ensejando debate das questões relativas ao caso, com ênfase no procedimento e técnicas da mediação.


5. Acompanhamento

MENTORIA INDIVIDUAL SOBRE MEDIAÇÃO E SUPERVISÃO PESSOAL
Os alunos terão uma reunião pessoal com uma das professoras em que conversarão sobre temas de interesse do aluno vinculados a sua atuação como mediador.

FACILITAÇÃO
Ana Luiza Isoldi

Fundadora da ALGI Mediação, Consultoria e Treinamentos. Advogada. Mediadora, com certificação master pelo ICFML e IMI, recebeu a menção Brazil´s Best Mediators, Leaders League (2019, 2020, 2021) e “Top Six Mediators Brazil 2020”, Who´s Who Legal. Formada pelo Mackenzie, fez mestrado em Direito do Estado na PUC/SP e em Negociação e Mediação na IUKB (Argentina), com especialização em Direito Público (EPM), Dinâmica dos grupos (SBDG), Métodos de Soluções Alternativas de Conflitos Humanos pela Escola Paulista de Magistratura (EPM), Gestão de Meios de Hospedagem (SENAC).

Verónica Lorena Bianchi

Advogada

Coach Profissional creditada pela International Coach Federation.

Mediadora.

Executive Master de Estudos Avançados em Mediação e Negociação.

Docente Universitaria do Curso Latinoamericano en Mediación, São Paulo, Brasil.

Consultora em Políticas Públicas.

Dedicada ao desenvolvimento Organizacional de Equipes de Alto Desempenho, trabalhando en empresas privadas, agências do governo e clientes individuais.

Cynthia Borgnia

Advogada
Mediadora
Coach Ontológico
Profesora Universitaria
Formadora de mediadores
Coordinadora del Centro de Mediación Comunitaria em Defensoría do Pueblo de Vicente López

Patricia Benedit

Coach Ontológico Profissional (Escuela de Formación de Líderes- programa acreditado ICF);

Advogada (UBA);

Mediadora (2005);

Mestre em “Máster Latinoamericano Europeo en Mediación” do Institut Universitaire Kurt Bosch.
Capacitadora nas áreas de Coaching, Comunicação, Negociação, Processos de Mudança, Mediação e Atividades de Divulgação de Métodos RAD na Argentina, Brasil e Puerto Rico;
Docente UBA Facultad de Derecho;
Docente em Fundesur formadora de mediadores.
Publicações: “Dime con quién hablas…”. “Revista La Trama nro. 29” www.latrama.com.ar; “Mediación: Otra mirada sobre los conflictos”. http://letrasjuridicas.cuci.udg.mx/sitio/index.php/numeros-anteriores.; Caso de Mediação “Si tú no estás aquí”, Publicado na “Revista la Trama nro. 53 www.latrama.com.ar

PROGRAMAÇÃO
  • Total 65h30 horas
CURSO ONLINE

Utilizaremos a ferramenta de vídeo conferência ZOOM.

WHATSAPP

Será criado um grupo para facilitar a comunicação com todos os participantes.

RECONHECIMENTO

Serão conferidos certificados, de emissão conjunta Mediadoras e ALGI Mediação.

Este curso é reconhecido para participação na certificação internacional de mediadores – ICFML, que é o primeiro nível em língua portuguesa para obter à certificação do IMI.

TURMA

Máximo de 50 (cinquenta) participantes.
(Sujeito a confirmação de turma)

CURSO MINISTRADO EM ESPANHOL

O curso será ministrado em espanhol, com o cuidado de falar devagar para permitir a fácil compreensão pelos participantes.

    FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO






    termos deste curso.


    Previous ProjectAprofundamento Comunicação Não-Violenta – Diálogos Possíveis T2
    Next ProjectAnalista Comportamental
    CONVERSANDO
    A GENTE SE ENTENDE
    Rua Fresias, 94, Centro
    Holambra - SP, 13825-000
    (+55) 11 5579-2787
    Algi MediaçãoAlgi mediação
    Política de Privacidade e Utilização de Cookies
    Usamos cookies em nosso site para fornecer a melhor experiência de navegação, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de todos os cookies e com nossa Política de Privacidade.
    Configurações de CookieAceitar
    Manage consent

    Visão geral da utilização de cookies

    Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Os cookies categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, uma vez que são essenciais para as funcionalidades básicas do site. Também utilizamos cookies de terceiros, que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Estes cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns deles pode afetar a sua experiência de navegação.
    Necessários
    Sempre ativado
    Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
    Funcionais
    Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
    Desempenho
    Os cookies de desempenho são usados para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
    Analíticos
    Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas de número de visitantes, taxa de rejeição, origem de tráfego, etc.
    Publicidade
    Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam os visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
    Outros
    Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
    SALVAR E ACEITAR