Ana Barbieri*
Já vai fazer um ano que estamos vivendo uma epidemia mundial.
Fomos atingidos na maior parte do mundo e praticamente ao mesmo tempo. Durante este período, nos vimos forçados a nos adaptar a uma nova e incômoda realidade.
Medo, angústias e incertezas, tomaram conta do dia-a-dia, mas ao meu ver, as mudanças mais profundas, aconteceram nos relacionamentos interpessoais; seja em casa, com a família, amigos e principalmente nas relações de trabalho.
Trabalho invade a casa, as crianças invadem o trabalho, os pets a escola que também se mistura com a casa do professor, que precisa fazer um vídeo, mas que é atrapalhado pela obra ao lado, e esqueceu de almoçar por falta de tempo, e a vida vai sendo vivida em outro ritmo, uma outra batida, que pode variar entre frenética e quase parando, diversas vezes durante o seu dia, tudo junto e misturado no mesmo balaio.
O home office evoluiu tecnicamente, a questão é que a maioria das pessoas não está preparada para os relacionamentos à distância. Muitos gestores, equipes, pares, superiores, fornecedores ainda não encontraram melhores formas para acertar as arestas nos relacionamentos e na comunicação.
Faz sentido, se pensarmos originalmente sobre como funciona o pensamento humano, conforme nos mostra o antropólogo Clifford Geertz em a Interpretação das Culturas: “O pensamento humano é rematadamente social: social em sua origem, em suas funções, social em suas formas, social em suas aplicações”.
O desafio hoje está em tonar o pensamento, o trato e os relacionamentos mais humanos.
A questão é como fazer isso à distância? Através de dispositivos tão frios? Em espaços que nem sempre estão bem preparados para uma boa comunicação?
Aqui vão cinco dicas, que acredito podem melhorar seus relacionamentos de trabalho em tempos de pandemia:
1º Desapegue, reenquadre, construa um mundo mais amistoso! Este é momento de aceitar as mudanças e desenvolver novos skills, claro que não é para deixar de lado tudo que apreendeu, mas é importante pensar o que pode ser feito para melhorar suas relacões e a dos outros no ambiente profissional. Abra espaço para o novo. Como menciona William Ury em seu livro espetacular, Como Chegar ao Sim com Você Mesmo: “Desvencilhar-se do passado pode ser realmente libertador” e ainda, “Nossa capacidade de relaxar e de deixar as coisas fluírem naturalmente depende da solidez do ponto de apoio em um mundo amistoso. Se conseguirmos reenquadrar o panorama da vida e encontrar satisfação em nosso interior, estaremos mais dispostos a superar os ressentimentos em relação ao passado e as ansiedades quanto ao futuro. O reenquadramento nos permite relaxar e aceitar a vida como ela é”.
2º Pratique e incentive a empatia e a colaboração. Só porque não estamos fisicamente juntos, não significa que estamos sozinhos. Do outro lado, assim como você, existem pessoas com seus interesses e questões pessoais.
Portanto se faz necessário aprender cada vez mais a praticar escutas genuínas e acolher as diversidades de opiniões. Como disse Willian Ury em seu livro Chegando à Paz: “A humanidade evoluiu no que se pode chamar de “co-cultura”, quando se resolviam os conflitos de forma mais construtiva – por meio da coexistência e da cooperação”.
3º Organize-se e seja gentil. Num primeiro momento pode parecer que você não vai dar conta, afinal uma interação mais humana à distância exige bastante tempo, pensamento e atenção. Considerando a avalanche de estímulos diários, nos novos ambientes de trabalho, será necessário manter o foco, porém, cuidado para não tratar as pessoas e seus assuntos como mais um item a ser ticado da sua lista de pendências.
4º Estabeleça uma rotina sustentável. Essa também não é uma tarefa fácil, mas deve ser estimulada e praticada. Tem 5 reuniões no dia? Medite no intervalo, escute uma música que goste, faça um exercício, fale com aquele amigo que você sente saudades. Inclua esses momentos de respiro na sua rotina. Respeite seu corpo, sua mente, sua alimentação e não se esqueça o quanto uma boa noite de sono pode ser revigorante.
E por último, mas não menos importante.
5º Cuidem uns dos outros. Da maneira que for possível, mesmo sendo só uma pessoa por dia, já é um começo. Pensem e ajam coletivamente, pois está claro que só iremos prosperar se a humanidade caminhar para os relacionamentos verticais.
Essas foram as cinco dicas que eu acredito, praticadas, podem melhorar muito os seus relacionamentos não só no trabalho mas também na convivência humana.
Se este texto, ajudar a clarear a mente de pelo menos uma pessoa, já ficarei muito feliz!
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Referências Bibiográficas e observações:
GEERTZ, Clifford – A Interpretação das Culturas. Copyright 1989, LTC – Livros Técnicos e Científicos editora S/A. Rio de Janeiro, RJ.
URY, William – Como Chegar ao Sim com Você Mesmo: o primeiro passo em qualquer negociação, conflito ou conversa dfiícil. Copyright 2015, Sextante – GMT Editores Ltda. Rio de Janeiro, RJ.
URY, William – Chegando à Paz: resolvendo conflitos em casa, no trabalho e no dia-a-dia. Copyright 2000, Editora Campus Ltda. Rio de Janeiro, RJ.
Parte da bibliografia, foi retirada de conversas produtivas com o Time da ALGI, assim como no curso realizado pela ALGI Mediação, Desvendando Harvard.
*Ana Barbieri
Parceira da ALGI Mediação, Antropóloga, Planejadora e Comunicadora Social, mestre em Ciências Sociais – com especialização em antropologia pela PUC São Paulo, MBA em Marketing pelo IBMEC SP e gradução em Comunicação, especialização em Publicidade e Propaganda na FAAP – São Paulo. Consultora, há mais de uma década, atua nas áreas de Planejamento Estratégico, Comunicação, Marketing, Vendas e Pesquisa